Pagar IPVA 2019 RJ

O pagamento do IPVA 2019 no Rio de Janeiro segue algumas regras e prazos que devem ser cumpridos para evitar o pagamento de multas.

O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado em 3 vezes. Se optar pelo pagamento à vista, tem um desconto de 3% mas terá de pagar até ao vencimento da primeira parcela. Mesmo optando pelo pagamento parcelado, o primeiro pagamento tem de ser feito até à data indicada no calendário IPVA 2019 para o Rio de Janeiro. O calendário de pagamento do IPVA 2019 para Rio de Janeiro varia consoante o final da placa do veículo e pode ser consultado abaixo.

Aliquotas IPVA 2019 RJ


Tipo de veículo Alíquota
  • Automóveis com até 3 (três) anos de fabricação de propriedade de pessoa jurídica constituída sob a forma de sociedade empresarial que desempenhem a atividade de locação, ou na sua posse em virtude de contrato formal de arrendamento mercantil ou propriedade fiduciária, e que sejam destinados exclusivamente para a referida atividade;
  • Veículos que utilizem motor de propulsão especificado de fábrica para funcionar, exclusivamente, com energia elétrica.
0,5%
  • Caminhões, caminhões-tratores e tratores não agrícolas;
  • Veículos de transporte de passageiros à taxímetro pertencentes a pessoas jurídicas.
1,0%
  • Veículos que utilizem gás natural ou veículos híbridos que possuem mais de um motor de propulsão, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento sendo que a fonte energética de um dos motores seja a energia elétrica.
1,5%
  • Motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas;
  • Ônibus e micro-ônibus;
  • Automóveis que utilizem motor especificado de fábrica para funcionar, exclusivamente, com álcool.
2,0%
  • Utilitários, assim considerado os veículos destinados ao transporte de carga, podendo transportar até três pessoas (motorista mais dois passageiros).
3,0%
  • Automóveis de passeio e camionetas, inclusive à gasolina ou à diesel, exceto utilitários (conforme definido para alíquota de 3%);
4,0%
  • Veículos não incluídos nas linhas acima
4,0%

Calendário IPVA 2019 RJ

A tabela seguinte mostra o calendário IPVA 2019 para Rio de Janeiro. Para saber qual o dia até ao qual terá de pagar IPVA, veja primeiro qual o final da placa do seu veículo e depois veja os dias limite de pagamento para das várias parcelas, ou pagamento à vista até ao vencimento da primeira parcela

Final de
Placa
1ª Parcela
Pag. Vista
2ª Parcela
3ª Parcela
121/Jan20/Fev22/Mar
222/Jan21/Fev25/Mar
323/Jan22/Fev26/Mar
424/Jan25/Fev27/Mar
525/Jan26/Fev28/Mar
628/Jan27/Fev29/Mar
729/Jan28/Fev01/Abr
830/Jan01/Mar02/Abr
931/Jan07/Mar08/Abr
001/Fev08/Mar09/Abr

Simulação IPVA 2019 RJ

Pode fazer a simulação do IPVA 2019 a pagar no Rio de Janeiro bastando escolher o tipo de veículo.

Nota: Para efeitos de cálculo de IPVA, os automóveis estão divididos em duas categorias diferentes:
  • A - Automóveis
  • B - Camionetas (Incluí SUV, Picapes e outros veículos

Se não encontrar o seu automóvel na categoria A (Automóveis), procure na categoria B (Camionetas/Utilitários).


IPVA 2021

Informação IPVA

No site IPVA Brasil você encontra toda a informação sobre o imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), incluíndo a simulação de valores a pagar e calendários de pagamento.

Informação IPVA

Este website é independente e não tem qualquer relação com Detran ou Secretarias de Estado da Fazenda. Os dados disponibilizados são meramente informativos e baseados em informação pública disponibilizada pelas unidades federativas do Brasil.