A forma de cálculo é bastante simples e fácil de perceber. De forma a facilitar o cálculo do IPVA proporcional, foi estipulado que o tempo base é o ano-calendário (ou seja de janeiro a dezembro). Nesse caso considera-se que o imposto integral – que varia em cada estado – deve ser dividido pelo total de dias do ano.
O imposto será calculado de forma proporcional ao número de meses restantes do ano civil, incluído o mês da ocorrência do fato gerador. Por exemplo: um veículo novo adquirido em junho pagará um imposto proporcional de 7/12, pois restam 7 meses no ano civil (junho a dezembro).
Consideremos um veículo que seja adquirido em maio e cujo valor de IPVA cheio seja de R$ 1200,00. O contribuinte que adquire o seu novo veículo em maio deverá pagar 8/12. Ou seja R$ 960.
Para veículos zero quilómetro o valor considerado para cálculo do IPVA anual é o preço total da nota fiscal de compra.
Para simplificar, criámos a Calculadora de IPVA Proporcional.
O IPVA proporcional pode ser pago escolhendo uma das três formas seguintes:
No site IPVA Brasil você encontra toda a informação sobre o imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), incluíndo a simulação de valores a pagar e calendários de pagamento.
Este website é independente e não tem qualquer relação com Detran ou Secretarias de Estado da Fazenda. Os dados disponibilizados são meramente informativos e baseados em informação pública disponibilizada pelas unidades federativas do Brasil.