IPVA 2020 Rio de Janeiro

IPVA 2020 RJ - Para quem tem um veículo registrado no Rio de Janeiro chegou a hora de pensar no IPVA 2020 a pagar. Todos os anos o pagamento começa em Janeiro, mas é necessário tomar atenção ao final de placa do seu veículo para não falhar nos prazos de pagamento. A primeira data limite de pagamento, para veículos com final de placa 0 é no dia 21 de Janeiro.

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) aplicado no estado do Rio de Janeiro é dos mais altos do Brasil, assim como o do estado de São Paulo. Este é um imposto anual e é calculado com base no valor de mercado do veículo, calculado pela FIPE, sendo a sua quitação um requisito para obter o licenciamento.

Consulta de IPVA 2020 RJ

Existem alguns milhares de tipos de veículos no Rio de Janeiro que estão divididos por várias categorias.

Escolha qual o tipo de veículo que pretende consultar no Rio de Janeiro para ver as marcas e fazer a simulação comparativa do valor IPVA a pagar em 2020.

Pagamento IPVA 2020 Rio de Janeiro

O IPVA 2020 Rio de Janeiro pode ser pago na rede bancária autorizada (auto atendimento internet banking, guichê de caixa, débito agendado) e também nas casas lotéricas.

Vencimento IPVA 2020 Rio de Janeiro

Para os veículos automotores, o vencimento do IPVA baseia-se no tipo de veículo e no final da placa. Pode consultar aqui o Calendário IPVA 2020 Rio de Janeiro.

Para veículos novos, o IPVA integral ou a 1ª parcela devem ser pagas até 30 dias após a data de emissão da nota fiscal de venda do veículo. Veja como se calcula o IPVA Proporcional no Rio de Janeiro.


No caso de veículos novos:

  • Pagamento em quota única até ao quinto dia útil posterior à data da nota fiscal terá 3% de desconto.
  • Pagamento em quota única até 30 dias da data de emissão do documento fiscal não terá desconto.
  • Pagamento parcelado do IPVA:
    • Primeira parcela - até 30 dias após a data da nota fiscal
    • Segunda parcela - mês subsequente ao vencimento da primeira parcela
    • Terceira parcela - no mesmo dia do segundo mês subsequente ao vencimento da primeira parcela


Veja também como efetuar o Pagamento IPVA 2020 Rio de Janeiro (RJ)


Consulte o Calendário IPVA 2020 Rio de Janeiro (RJ)